Sobre a autora: Renata Matos

Prazer, sou Renata Matos, a loba que desperta nessa página cheia de vontade de interagir e compartilhar.

Canceriana, emotiva, mãe de Caio e Hugo. Coração mole (confesso), mas que aprendeu a ferro e fogo a importância de definir limites.

Jung certamente diria que sou de temperamento fleumático (dá um Google ai!)

Jornalista de formação e uma pesquisadora por vocação. Acredito mesmo que a felicidade está no sorriso solto e nas delicadezas da rotina. Café da manhã gostoso, ouvir a música preferida, tomar um banho de mar, ver o pôr do sol e por aí vai….

Porque os desafios e adversidades vão existir sempre, mas a grande sacada é a gente curtir o trajeto e criar os nossos momentos de alegria e bem-estar no nosso dia-a-dia. Porque a vida se torna espetacular de verdade, quando aprendemos a apreciar os pequenos gestos e milagres diários.

Em busca do autoconhecimento

Investigadora de mim, sigo descobrindo cada dia novas facetas que nem eu sabia que existiam.

Em busca do tal autoconhecimento, mergulhei fundo em temas como sagrado feminino, intuição, psique feminina, autocuidado, desenvolvimento pessoal, ciclos femininos, arquétipos, etarismo, polaridades feminina e masculina, terapias holísticas, espiritualidade e mais um mundo de coisas.

Para entrar nesse movimento, mergulhei em mim. Foram muitas horas de terapia, que acontecem até hoje, muitos cursos, mentorias e qualificações. Mudar exige coragem e dá trabalho viu, gente!!!

Hoje, aos 45 anos, faço uma pós-graduação em Psicologia Positiva e Ciência do Bem-estar pela PUC do Rio Grande do Sul para ir mais fundo nesse propósito de compreender o que pode nos traz mais bem viver. 

Claro que eu não vou guardar todas essas descobertas só pra mim. Vou trazer muitos desses temas aqui. E vamos combinar que você também vai me contar das suas descobertas ok? Conta tudo.

Autocuidado importa

O meu desejo de falar sobre todos esses assuntos vem justamente da minha jornada pessoal. Durante toda a vida, eu me dediquei muito aos outros: filhos, marido, pais, trabalho e por ai vai.

Com os filhos já entrando na adolescência e mais independentes, decidi que era hora de cuidar de mim e, quando isso aconteceu, muitas chaves viraram.

Ao me reconectar com o meu sentir e à minha essência, passei a trilhar um caminho com mais realização pessoal e profissional.

Esse movimento permitiu que pudesse me libertar dos pesos que tornaram a vida tão cinza e sem significado e deixar pra traz a culpa por não ser exatamente o que esperavam de mim.

Pude me despedir daquela mulher sobrecarregada, que tinha que dar conta de demandas intermináveis. Aprendi a dar limites e abrir espaço para o meu autocuidado físico e mental, que sempre estavam em segundo plano.

Baiana das águas

Baianíssima, filha das águas e uma amante inveterada do mar, seja para o descanso, para renovar as energias ou para movimentar com muitos esportes (pratico vários!!!).

Nesse mergulho de autoconhecimento, reencontrei com a minha Renata adolescente, a minha donzela, a menina da praia que adorava surfar, tomar sol e estar na praia rodeada de amigos.

Ela segurou na minha mão e me levou de volta pra água. Ainda bem, porque é lá onde sinto a vida pulsar de forma mais genuína.

Comecei a remar aos 42 anos, depois a surfar aos 43 e recentemente comecei a velejar de kitesurf. E isso tudo trouxe muita vida pra minha existência.

Corpo, mente e espírito

Em 2018, completei 40 anos e ganhei de duas grandes amigas uma tatuagem conjunta. Era uma tentativa de registrar nossa irmandade, mas também me acarinhar, acolher e homenagear. Elas sabiam que eram tempos confusos.

O desenho escolhido foi o trisquel, um dos símbolos celtas mais conhecidos. Na versão das amigas, ganhou rosas vermelhas que nos representam. Hoje vejo que essa tatuagem tinha que ser minha. Traduz exatamente o que penso atualmente.

Entre os significados do trisquel está a busca pelo equilíbrio entre CORPO, MENTE E ESPÍRITO. O Trisquel tem uma forte ligação entre o início e o fim das coisas. Simboliza, principalmente, a evolução e a aprendizagem contínua, que é a minha busca atual.

A comunicação me escolheu

Empreendedora por escolha, inquieta, desbravadora, realizadora. Fundadora da agência RM6 Interativa e especialista em Marketing de Conteúdo, tenho também uma longa estrada profissional em Assessoria de Imprensa e Eventos.

Hoje essa experiência de mais de 20 anos como Jornalista, executiva e empresária da área de comunicação e marketing digital é colocada em prol de projetos de conteúdo voltados para o autoconhecimento feminino.

Mulheres que correm com Lobos

Desde que os 40 anos chegaram, virei metamorfose de mim e sigo LIVRE, explorando novas possibilidades, conhecimentos, pessoas e lugares.

A pandemia foi uma oportunidade para ampliar muitas pesquisas e, através do meu querido Círculo de Mulheres, dei início ao estudo do livro “Mulheres que Correm com os Lobos”, da psicanalista Clarissa Pinkola.

Uma leitura que foi transformadora e muito marcante por mostrar muitos aspectos do “ser mulher”, que eu reconhecia em sentimentos, mas ainda não tinha elaborado com a clareza que o livro traz.

Sabemos que a mulher moderna sofre pressões no sentido de ser muitas: esposa, mãe, filha, profissional… Mas qual a verdadeira essência dessa mulher, sobretudo após os 40 anos? O que nutre a sua alma?

Todas nós nascemos com a tecnologia ancestral do SENTIR. É a intuição em sua forma genuína. Com a correria do dia-a-dia e a necessidade de ser eficiente nos muitos papéis, a mulher pode desconectar-se dos seus instintos naturais e tornar-se esvaziada de si mesma ou ainda demasiadamente ligada ao masculino: está o tempo todo resolvendo tudo para todos e deixando-se de lado.

Essa foi a semente para o projeto Despertar da Loba, uma plataforma de conteúdos e educação para mulheres 40+.

Obrigada!

Você foi inscrita com sucesso em nossa newsletter. Acompanhe seu e-mail!